Histórico

No inverno de 1994, quando visitava as obras do Camping da Lagoa de Tapes, o então presidente do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, José Ismael Heinen, dirigiu-se a duas pessoas que o acompanhavam, Regina Moraes Machado e Asioli Freitas Machado, e convidou-os a ajudá-lo a fundar uma Cooperativa Habitacional. 
A partir daquele momento, estes companheiros se engajaram na idéia da fundação. Inicialmente, buscaram as documentações necessárias para a organização de uma Cooperativa. Posteriormente, realizaram algumas reuniões com sócios do Grêmio Geraldo Santana para difundir a idéia bem como orientá-los sobre o funcionamento da mesma.
Nas diversas reuniões com os sócios, pode, então, se ter uma idéia, clara, de que havia uma demanda de futuros cooperativados. Iniciado o ano de 1995, com as documentações necessárias, julgou-se que já estava tudo pronto para realizar a convocação para a Assembléia de fundação da Cooperativa.
Marcamos para o mês de março de 1995. Porém, veio um nome que não poderia faltar na condução desta Assembléia pela sua experiência em fundações de diversas cooperativas no Rio Grande do Sul: o senhor Leão Serrano de Oliveira Brito.